sexta-feira, 23 de agosto de 2013



Impressionante!
Sempre que pensamos no arco-íris imaginamos um arco colorido cortando o céu com suas sete belíssimas cores compondo um visual que encanta todas as pessoas que param para admirá-lo. Entretanto, nas pesquisas que fiz para conhecer mais o assunto descobri que o arco-íris pode se apresentar de forma diferente e que, talvez por ser diferente, traga um encanto maior consigo. Trata-se de um fenômeno raríssimo como o apresentado na foto abaixo: o arco-íris de fogo.

Meire Ruiz Santos, astronauta amadora do litoral paulista conseguiu fotografar a imagem desse fenômeno que, segundo ela, é conhecido como arco-íris horizontal e se forma a partir da refração de cristais de gelo na atmosfera




Outra foto da Meire nos mostra outro tipo de fenômeno bastante interessante e que não podemos negar uma certa semelhança com um arco-íris. É conhecido como halo lunar. Meire diz: “O fenômeno do halo solar é relativamente comum e natural. Ele ocorre quando há cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode se dividir em cores, ficando semelhante ao arco-íris. Às vezes é possível ver halos ao redor da Lua e, neste caso, o fenômeno recebe o nome de halo lunar”.



Um comentário:

  1. É realmente muito interessante e emocionante. Me apaixonei pelo arco-íris e agora o vejo com outros olhos. Parabéns pela pesquisa, amiga!

    ResponderExcluir