quarta-feira, 7 de agosto de 2013




QUANTAS CORES TEM O ARCO-ÍRIS???

Você sabe quantas cores compõem o arco-íris?
Talvez a resposta seja sete cores, no entanto, com base no artigo a baixo
seus conceitos podem mudar e quem sabe sua percepção quanto aos efeitos que embelezam nosso céu.

Confira:
Estava eu na minha sala hoje, quando dois alunos chegaram e me pediram para intermediar uma aposta (não com essas palavras, óbvio). A  aposta girava em torno de quantas cores há no arco-íris. Um deles estava triunfante que eram sete. Mas a Natureza é mais ardilosa do que eles imaginavam. Infelizmente, o aluno perdeu a aposta, e veremos o motivo em mais um capítulo do Livro dos Por quês.
O mundo parece que faz sentido, e faz até certo ponto. O problema é quando nossa mania de interferir no que vemos acaba nos dando ideias pré-concebidas, sem examinar detidamente o que está efetivamente acontecendo. Segundo a tia Teteca do primário, o espectro solar (vulgarmente chamado de arco-íris) é formado por 7 cores. A saber: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Simples, não? É isso que vemos cada vez que vemos o arco-íris, não? É inegavelmente as cores que vemos quando a luz solar refrata nas gotículas de água suspensas na atmosfera, certo?
Errado!


Mas de onde vêm essas cores? Simples: da sua cabeça. Cores não existem no mundo real (ou o que quer que seja isso, pois nunca vivi em um). O que acontece é que nosso cérebro só sabe interpretar uma curta banda de comprimento de onda. Esta banda é dividida em vários setores, o que chamamos "cores". Essas cores simplesmente são apenas a informação que o cérebro tenta interpretar, mas se embanana todo. Aliás, vejam que interessante: os discos dos filmes no VocêTubo (e muitas vezes feito artesanalmente) não ficam totalmente brancos. No filme acima vemos pululando por instantes as cores, mesmo que esmaecidas. Isso é devido ao efeito estroboscópico, o mesmo efeito que lhe dá a impressão que os pneus dos carros e bicicletas giram para trás, enquanto os respectivos veículos estão andando pra frente. Feitiçaria? Não, Ciência!
Outros animais evoluíram de formas diferentes. Enquanto corujas enxergam em infravermelho (em uma frequência inferior ao vermelho), alguns insetos enxergam em ultravioleta. O mundo para eles é bem diferente e o arco-íris não terá 7 cores nem aqui nem na China.

Gostou da matéria? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário